quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Polo Sindical do Submédio São Francisco – PE/BA executará mais 50 Cisternas de Produção no Município de Manari-PE.

Por Josiel Araújo*
Reunião do CMDRS de Manari - PE
Na última sexta-feira, (10), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em Sessão Extraordinária aprovou a execução de mais 50 cisternas-calçadão no município de Manari para as famílias agricultoras, identificadas na prospecção (levantamento de demandas) e que ainda não tiveram acesso às cisternas de produção. Com essa medida, Manari atinge um total de 622 implementações sociais da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, sendo 300 cisternas-calçadão para produção de alimentos com financiamento do governo do estado e 322 cisternas de placas de 16.000 mil litros para o consumo humano do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) com financiamento do MDS e execução do Polo Sindical dos/as Trabalhadores/as Rurais do Submédio São Francisco – PE/BA.

A reunião do CMDRS foi realizada na sede do STR - Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais de Manari e reuniu vários representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, do governo, Secretário de Agricultura Eraldo, do IPA e contou ainda com a presença de Adimilson Nunis, Coordenador Geral do Polo Sindical e de Manoel Barbosa do Centro de Educação Comunitária Rural – Cecor, ONG com sede em Serra Talhada e responsável pela gestão do projeto Pernambuco Mais Produitivo desenvolvido no município de Manari desde junho de 2013.
Manoel Barbosa - CECOR, de verde à esquerda

Para Manoel do Cecor, essa conquista de mais 50 cisternas só foi possível graças ao envolvimento das famílias em abraçar o projeto e ajudar para que houvesse uma boa execução do mesmo. “Nós ficamos felizes com essa gestão tão bem feita aqui, com a agilidade dos processos, porque tudo que envolve o governo do estado, governo Federal, o pessoal quer agilidade; não porque tem que acabar rápido, mas, porque têm a seca e com ela muitos problemas e as pessoas precisam usufruir o quanto antes dos projetos”, diz Manoel.

A cisterna-calçadão é uma tecnologia que guarda a água da chuva e tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias agricultoras no Semiárido brasileiro, a partir da potencialização de quintais produtivos. O próprio nome já diz: é uma cisterna com capacidade de estocar até 52 mil litros de água, ligada a um calçadão de 200 metros quadrados que serve como área de captação de água das chuvas. Essa água escorre do calçadão até a cisterna através de cano que liga um a outra.
Cisterna-calçadão - Alto Vermelho, Manari
“A sociedade civil organizada têm comprovado para o estado, para o governo, que tem como você fazer projetos, obras pequenas, que têm grande importância para a valorização e apoio ao homem do campo conviver bem com o Semiárido”, disse o coord. do Polo Sindical, Adimilson Nunis. Ele enfatizou sobre o empenho do Sindicato dos Trabalhadores local, do Conselho Municipal, e, principalmente dos agricultores familiares e ainda frisou e agradeceu aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que ajudaram na prospecção, pois, com esse levantamento foi possível remanejar da Bahia mais 150 cisternas de 16 mil litros (1ª água) do P1MC que já estão em fase de construção. Para Adimilson, o trabalho realizado pelo Polo Sindical em todos os municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó têm demonstrado o compromisso da instituição com os trabalhadores e trabalhadoras e garantido cada vez mais dignidade e qualidade de vida às famílias.

*Assessor de Comunicação

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero parabenizar o pólo pelo belíssimo trabalho junto aos trabalhadores rurais.