sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Família de Manari se alegra ao receber banner e boletim “O Candeeiro” que conta sua experiência com a produção agroecológica

Adimilson Nunis entregando o Boletim a dona Audália
A 3ª edição do Boletim “O Candeeiro” do Programa Um terra e Duas Águas (P1+2) contou a história de convivência com o Semiárido pernambucano da família do senhor “Zé de Celina” e dona Audália da Comunidade Alto Vermelho em Manari – PE.

Esta família já sofreu muito com a falta de água, tendo que ir e vir várias vezes no dia buscar água com a lata na cabeça na única cacimba que existia na comunidade. A escassez e a má distribuição das chuvas sempre dificultou o trabalho na lavoura, no entanto, com determinação, força e as estratégias do bom sertanejo, o casal conseguiu criar os 10 filhos do trabalho na roça, aproveitando as chuvas de inverno e trovoadas para o plantio de culturas temporárias. Esta família sempre teve uma relação muito especial com a terra e afirma nunca ter usado qualquer tipo de agrotóxico em suas plantações e que sempre produziu agroecologicamente.

O acesso à água começou a melhorar de forma significativa com a chegada das tecnologias sociais populares disseminadas em todo o Sertão desde o ano 2000 pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), em parcerias com as organizações sociais locais. Em 2003 eles tiveram acesso a uma cisterna de placas de 16 mil litros (1ª água) do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do governo Federal e executado pelo Polo Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Para dona Audália “foi uma bênção”, pois, deixara de ir buscar água longe de casa. No primeiro trimestre de 2013 a família teve acesso a uma Cisterna-calçadão para produção de alimentos do Programa Pernambuco Mais Produtivo (2ª água), financiado pelo governo do estado, em parceria com o Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR) e o Polo Sindical.

Dona Audália, feliz da vida!
Como quem gosta da terra dela não sai, o casal de agricultores não perdeu tempo e logo começou a produzir em uma pequena horta orgânica com a água das primeiras chuvas, garantindo a segurança alimentar da família com produtos saudáveis sem precisar comprar no mercado. Um exemplo de união familiar, amor à vida e a natureza com práticas ecologicamente corretas que vem sendo seguido por outras famílias da comunidade Alto Vermelho.

A entrega do Banner e do Boletim à família aconteceu na última sexta-feira (10) às 15h00 na Escola da comunidade Alto Vermelho e contou com a presença de amigos, familiares, lideranças locais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que na oportunidade foi representado pelo Jovem Augusto, do Conselho Municipal (CMDRS), do Secretário de Agricultura do município Eraldo e do Polo Sindical dos Trabalhadores/as Rurais, nas pessoas do seu Coordenador Geral, Adimilson Nunis, da Diretora da Secretaria de Mulheres e Jovens Lucinéia Justino e do Assessor de Comunicação Josiel Araújo.

Fotos/Crédito: Josiel Araújo
                       

 

 

Nenhum comentário: