domingo, 10 de novembro de 2013

Técnico da Petrobras visita famílias contempladas com o P1+2 e elogia o trabalho do Polo Sindical – PE/BA

Por Josiel Araújo - Comunicador

Recepção calorosa ao
 técnico Claudio Alberto
Nesta segunda (4), a diretoria do Polo Sindical – PE/BA recepcionou o técnico da Petrobras Claudio Alberto de Souza e sua esposa Raquel (fotógrafa) para uma visita de uma semana em acompanhamento da execução do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) nos municípios de Inajá, Carnaubeira da Penha e Belém do São Francisco, onde as famílias agricultoras estão garantindo o acesso às tecnologias sociais de produção de alimentos da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), tipo: Cisterna Calçadão, Barreiro Trincheira e Barragem Subterrânea, por meio do Termo de Parceria (TP) com a Petrobras. 

Mais uma inspeção concluída
A UGT Polo Sindical está executando 274 implementações em diversas comunidades dos municípios supracitados, das quais, 48 já estão concluídas e 80% delas foram visitadas durante os dias 5, 6 e 7 pelo técnico Claudio Alberto, acompanhado da sua nobre esposa que registrou tudo em fotografias, do Coordenador do Programa P1+2 Sandro Rogério e dos Agentes Sociais (técnicos) do Polo Josevânio, Hildeberto (Lídio), Jailson Cruz e Gildo Novaes.

Bate-papo com as famílias
O sol escaldante e fatigante que se faz presente logo cedo no sertão e permanece até o entardecer, o cansaço e a distância entre as implementações não impediram a visitação porta a porta, o contato físico, o bate-papo com as famílias e as brincadeiras para descontrair. Para Claudio Alberto esse acompanhamento é muito importante para dar a Petrobras (financiadora do projeto) uma melhor percepção do comprometimento das entidades envolvidas e o grau de satisfação das famílias. Ainda segundo o mesmo, são compreensíveis as dificuldades que as UGT’s têm para executar o planejamento, devido à dinâmica, a falta de logística em alguns casos, a falta do material, dentre outras; porém, no caso do Polo Sindical, verifica-se o esforço, o compromisso e a superação dessas dificuldades. “A qualidade do trabalho do Polo é muito boa; a dedicação dos animadores deve ser exaltada, pois, se não tivéssemos um animador na comunidade, seríamos recebidos como estrangeiros”, enfatiza Claudio Alberto.

Claudio Alberto em reunião com
Diretoria do Polo Sindical
Na sexta feira (8), novamente em reunião com a diretoria do Polo Sindical e equipe do Programa P1+2, o técnico da Petrobras apresentou suas considerações a respeito do que viu e ouviu das famílias visitadas que estão recebendo as cisternas e disse está satisfeito. “Para nós é simples, mas para elas (as famílias) é a vida!”, conta. Disse ainda ter gostado do Boletim “O candeeiro” de setembro (A produção orgânica e a força da mulher reassentada) e parabenizou, sobretudo, porque resgata a luta pelo reassentamento de Itaparica e a opção de dona Francisca pela terra em vez de compensação financeira. “Vocês tem um trabalho muito importante nessa região e eu acho que deveriam avançar nessa área de comunicação; ocupando um espaço no rádio para divulgar as ações”, enfatiza Claudio Alberto.

Avaliação das visitas realizadas
Ele disse ainda que a Petrobras têm um compromisso social muito grande em nosso país e que a empresa percebe os avanços nas parcerias com as entidades da ASA e os seus investimentos tem dado bons frutos e a tendência é renovar. “Anos atrás, nesse mesmo período, as cidades estavam cheias de retirantes, pessoas que corriam da seca para mendigar nos grandes centros e isso a gente não tem visto mais”. E acrescenta: “Eu desejo ao Polo que continue nessa pegada e espero que a Petrobras renove essa parceria, pois, de acordo com informações ela é antiga”, disse. A senhora Raquel, esposa de Claudio falou que percebeu nas famílias a esperança da água chegar para elas produzirem. “A gente viu alegria no rosto do povo e a recepção foi muito boa. Queremos agradecer à todos”, disse.

José Tenório ressalta o atual
 compromisso social da Petrobras
 com o Semiárido
José Tenório, Gerente Administrativo Substitituto do P1+2 destacou: “Agente sempre ouviu falar na Petrobras como uma coisa de outro mundo. Produtora de Petróleo. E quando se via financiando era uma Pesquisa ou então alguma coisa cultural, mas uma coisa bem distante da gente. E hoje, a gente vê ela investindo em projetos que trata de água aqui no sertão. A gente sente parte disso, se sente instrumento dessa mudança da história do país e da história da Petrobras”.

Diretor Falcão agradecendo a visita
 e os elogios ao trabalho do Polo
Por fim, Elizado Falcão, Diretor de Convivência com o Semiário do Polo Sindical agradeceu aos elogios, a visita e o acompanhamento do técnico da Petrobras Claudio Alberto de Souza. “Ficamos felizes por estarmos deixando uma boa impressão da seriedade do nosso trabalho e da forma que conduzimos os processos e nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas, informações, outras visitas e novas parcerias”, finalizou.


Veja outros registros em fotos da visita do técnico da Petrobras nos municípios de Inajá, Carnaubeira da Penha e Belém do Francisco:






Nenhum comentário: