sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Polo Sindical participa de reunião da Coordenação Executiva da ASA-PE

Por Josiel Araújo - Comunicador Popular

Coordenadores da ASA-PE
Neste quinta (14), aconteceu mais uma reunião da Coordenação Executiva da ASA-PE no Seminário São José da Diocese de Pesqueira/PE. Representando o Polo Sindical - PE/BA estiveram presentes o diretor Elizado Falcão, o coordenador do P1MC José Dionízio e o Comunicador Josiel Araújo, os quais participaram ativamente das discussões. 
Aprovação da Pauta proposta:
1 - Reflexão da participação da ASA nos planos Municipais, Conferências Regionais em preparação do Plano Estadual de Convivência com o Semiárido, conforme a Lei Estadual nº 14.922/2013.
2- Monitoramento dos Projetos: P1MC, P1+2, 1ª e 2ª água;
3- Parceria com o Governo do estado (credenciamento, contratos);
4- Economia Solidária e
5 – Informes:
a) Reunião da CE
b)Visita – Ministro do Paraguai
c) Reunião do Núcleo de Comunicação

Inicialmente, o coordenador da Associação Programa 1 Milhão de Cisternas (AP1MC), Barbosa, convidado pela ASA-PE, fez importantes destaques e observações para o que ele considera ser crucial na elaboração de um bom plano Municipal, Regional e Estadual de convivência com o Semiárido. Para isso, as 05 Conferências regionais que acontecerão entre os meses de novembro e dezembro deste ano com o advento da Lei Estadual nº 14.922/2013 deverão ser bem aproveitadas. Disse ainda que os espaços de gestão da água são as bacias ou microbacias que não deverão ficar de fora dessa discussão. Lembra que é preciso definir o que de fato é o Rural em se tratando da questão dos recursos hídricos; que é preciso fazer um plano que realmente contemple a educação contextualizada através de Câmaras técnicas, grupo de estudos que visualize e proponha ações processuais e contínuas que de fato beneficie o campo. Outro ponto importante é sobre a infraestrutura, pois, deverá garantir "os espaços para estoques a partir do que se quer armazenar". No campo da Assessoria Técnica (ATER), para Barbosa, "o que se tem de concreto são os intercâmbios. Os agricultores/as produzem conhecimento", enfatiza. Para ele, um  plano de convivência não pode ser feito para os técnicos, e sim, para as famílias."A autonomia do conhecimento não tem que depender dos técnicos", reforça. Felipe da FETAPE deu ênfase as palavras de Barbosa e falou do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural e Sustentável (PARDS) executado pela entidade junto aos trabalhadores como estratégia de convivência.

Agenda das Conferências Regionais:
Sertões, São Francisco e Sertão Central – Salgueiro - 26-11 com 25 municípios.
Sertões do Pajeú, Moxotó e Itaparica – Serra Talhada – 27-11 com 31 municípios.
Agreste Meridional – Garanhus – 28-11 com 25 municípios.
Agreste Central – Caruaru – 04-12 – com 26 municípios.
Agreste Setentrional – Surubim- 05-12 com 15 municípios.
A Conferência Estadual será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro em Recife.

Foi criado uma Comissão que irá estudar os documentos da ASA que irão nortear a elaboração dos planos municipais e estadual na perspectiva da convivência com o Semiárido. Esta comissão se reunirá no dia 20 de novembro (Quarta feira) em Recife.

Com relação ao Monitoramento dos projetos, a Coordenadora Executiva da ASA-PE Neilda Pereira, lembrou que os próximos contratos só serão assinados com as organizações estiverem credenciadas, logo, é preciso verificar se a documentação envaida pela entidade via correio chegou ao MDS. Informou ainda que os contratos para construção de Cisternas nas Escolas serão assinados na primeira semana de dezembro. Com relação as parcerias com a FBB/MDS, no geral, Pernambuco está muito bem na execução, com poucas observações . "Vocês devem manter a firmeza nestes últimos meses", disse Neilda. Já para os contratos do P1MC/MDS as entidades devem se atentar para a entrega dos Termos e chamou atenção para as informações que são enviadas ao MDS, pois,  algumas estão chegando com erros.

Mariana Landim, Assessora de Comunicação da ASA-PE e Coordenadora da Rede de Comunicadores da ASA-PE fez a exposição dos trabalhos realizados pela Rede no dia anterior (13/11) em que foi avaliado a participação dos comunicadores nos Encontros Estadual em Petrolina e o 1 Encontro de Agricultores/as Experimentadores em Afogados. Nos dois casos, foi avaliado como muito positiva. Com relação a presença dos comunicadores nas reuniões da Rede, mais uma vez houve insatisfações e queixas, pois, caracteriza descompromisso e desrespeito com os demais. Mariana destacou ainda, o fechamento na próxima semana da 5ª edição do Boletim Começo de Conversa. Informou aos coordenadores presentes que ficou decidido que os comunicadores estarão participando à partir de janeiro de 2014 a cada 60 dias da reunião da Coordenação Estadual e a cada 30 dias utilizarão a ferramenta Skype. Concluindo, solicitou que fosse decidido o mais rápido possível se a ASA-PE vai manter a logomarca atual ou não, para que seja providenciado os materiais que levarão a logomarca do estado, como envelopes, adesivos, etc..

Por decisão unânime, será elaborado e circulado na rede um email cobrando mais compromisso das entidades em garantir a participação dos comunicadores nas atividades propostas pela Rede e também com relação a ausência de alguns coordenadores à reunião ou a saída destes antes do seu término, dificultando os encaminhamentos da reunião.

Outros Informes: 
P1MC - 40.000 cisternas pleiteadas para 2014. Ampliou a meta. A prospecção contribuiu para a disputa e ampliação a partir das demandas apresentadas.
P1+2 – Serão em torno de 20.000 com o MDS para 2014.
BNDS – contrato assinado com AP1MC.

Os novos contratos terão várias mudanças. Em relação à questão financeira haverá alguma flexibilidade, porém, ainda não estão definidas, pois, existe uma legislação que vai ser observada. "O que é preciso ser feito no momento é as entidades garantirem os credenciamentos", diz Neida Pereira.
Manoel do Cecor completou: “Cada dia com sua agonia”.

ASA-Brasil – Diálogo muito bom com a América Latina. Provável visita do Ministro do Paraguai. A programação deverá ser na região mais próxima ao Recife.

Fotos:

  

   

Um comentário:

José Osivan Barbosa de Lima disse...

Não podemos esquecer a importante cartilha que foi elaborada por várias entidades do semiárido brasileiro, entre eles: a ASA, a FETAPE, as igrejas, as ONGS, etc. É um excelente subsídio que precisa ser aproveitado nas conferências regionais e porque não dizer na conferência estadual.