sábado, 7 de setembro de 2013

Famílias agricultoras de Inajá participam de Capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água - SSMA


O Polo Sindical-PE/BA com o apoio do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) promoveu nos dias 26, 27 e 28 de agosto em Poço da Cruz, Ibimirim/PE, uma capacitação sobre Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA) com 17 agricultores/as de Inajá-PE.   No ato de abertura da capacitação estiveram presentes o Diretor de Finanças do Polo Sindical Jorge Melo da Silva e o Coordenador Técnico Sandro Rogério, os quais deram as boas vindas aos agricultores/as e agradeceram pelas presenças dos mesmos. Os participantes foram acompanhados(as) por dois técnicos do Serta, um agrônomo e pelo Agente Social Hildeberto da Silva (Lídio) do Polo Sindical, Unidade Gestora Territorial (UGT) do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

O primeiro dia foi coordenado pelo técnico Sebastião, que apresentou as tecnologias desenvolvidas e as experiências do Serta, criando um momento propício para os agricultores interagirem e aprenderem os processos de reciclarem, ciclo de culturas, manejos com produções orgânicas, dentre outros.
A capacitação constituiu-se de teoria e prática, favorecendo discussões, troca de saberes e construção coletiva sobre as temáticas e o conhecimento prático. Por isso, no segundo dia, com o acompanhamento do técnico Roberto, os participantes construíram em mutirão uma das tecnologias do programa P1+2), ganhando mais experiência e conhecimentos técnicos.

De acordo com o Agente Social Hidelberto (Lídio), foi um momento muito proveitoso e enriquecedor para os trabalhadores e trabalhadoras, pois, fez com que eles despertassem e adquirissem novas habilidades que poderão aplicar nas suas produções. “Há uma grande expectativa de todos os participantes colocarem em prática o que aprenderam neste curso”, diz.

Confira as fotos abaixo!

                                                   Fotos: Hildeberto-Agente Social/P1+2


    
Por: Josiel Araújo
Comunicador Popular/ASA

Um comentário:

José Osivan Barbosa de Lima disse...

A capacitação é importantíssima para os agricultores/as familiares, principalmente quem vive no semiárido brasileiro como é o nosso caso. Ela ajuda o trabalhador/a rural a viver com mais dignidade, ajuda a conviver melhor no nosso sertão nordestino e nesse sentido o Polo Sindical do Submédio São Francisco tem contribuído muito na formação dos nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais.