domingo, 4 de agosto de 2013

ASA realiza oficina Regional de Comunicação em Feira de Santana - BA


João Ripper Cordeiro, experiente fotógrafo humanista, assessorou a Oficina de Comunicadores da Articulação do Semiárido (ASA) que aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de agosto de 2013 na cidade de Feira de Santana na Bahia e reuniu comunicadores dos Estados da Bahia, Alagoas, Minas Gerais e Paraíba; além de um Comunicador Popular do Estado de Pernambuco, Josiel Araújo do Polo Sindical PE/BA e a Comunicadora Raquel do Estado do Ceará, representando a Associação Cristã de Base – ACB.

O objetivo da oficina foi possibilitar aos comunicadores: conhecimentos e habilidades técnicas sobre a fotografia, a importância do uso da foto na sistematização de experiências e instigar o trabalho fotográfico humanista à partir da sensibilidade e a percepção da Beleza do Povo, quebrando certos esteriótipos. Segundo Ripper, é preciso “exercitar um olhar humano e cúmplice com a luta dos excluídos. Uma documentação engajada, comprometida com os direitos humanos e a transformação social".

A dinâmica da oficina contou com uma visita de campo para exercício de documentação na Comunidade do Canto, em Serrinha – Bahia. Lá, os comunicadores conheceram agricultores familiares e algumas tecnologias sociais do P1+2, como a cisterna calçadão e a barragem subterrânea; além do Banco de Sementes, trabalho desenvolvido há vários anos na comunidade Canto pela Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Serrinha (APAEB-Serrinha/BA). Foram feitos vários registros fotográficos para serem analisados pelo Professor Ripper e no final todos ouviram atentamente uma das fundadoras da Associação, a Senhora Teresa contar sua história de vida no Semiárido e o seu engajamento social. “Sou pessoa que me identifico muito com trabalho social, gosto muito de ajudar as pessoas, por isso que estou envolvida com esse processo e a minha maior alegria é quando uma pessoal uma tecnologia e quando me encontra na rua já começa a sorri e eu nem sei quem é só sei que aquela recebeu alguma coisa”, diz. Após o delicioso almoço que foi oferecido pelos cantonenses, o grupo agradeceu, se despediu e retornou. A oficina foi encerrada no sábado (03) por volta do meio dia com os encaminhamentos e informes sobre o próximo Encontro Nacional de comunicadores que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de Setembro em Recife - PE.
 

 

Nenhum comentário: