sexta-feira, 8 de abril de 2011

CAMINHANDO COM A JUVENTUDE



O Movimento de Trabalhadores(as) Rurais do Submédio São Francisco e o Protagonismo Juvenil.
A participação da juventude no movimento de trabalhadores e trabalhadoras rurais da região do Submédio São Francisco sempre se fez de maneira significativa. Em diversos momentos da luta desse movimento sindical, pré e pós barragem, podemos identificar o engajamento dos jovens no enfrentamento contra as conseqüências ambientais e sociais do represamento das águas do reservatório, na luta por terra irrigada, no fortalecimento do associativismo e na produção agrícola, bem como na busca por políticas públicas envolvendo questões de gênero e geração.
Este engajamento juvenil nas ações de mobilização e nos processos educativos do sindicalismo rural na região, fez com que o Pólo Sindical dos(as) Trabalhadores(as) Rurais do Submédio São Francisco, criasse em 1997 o Departamento de Jovens, direcionando assim uma atenção estratégica e formativa para a juventude sertaneja.

Desde a criação deste departamento, o Pólo Sindical, com a Assessoria de KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, vêm desenvolvendo um conjunto de atividades formativas de lideranças juvenis camponesas para atuarem, sobretudo, como agentes culturais do movimento social e sindical. Buscam também a promoção de uma reflexão crítica sobre os processos sociais, econômicos e políticos do país e da região, avaliam os efeitos das ações juvenis para a superação da violência, e trabalham com processos educativos numa perspectiva multiplicadora.

Com este trabalho, o Polo Sindical e seus parceiros, vêm investindo na formação de lideranças, dirigentes e multiplicadores que possam disseminar e socializar idéias, conhecimentos, práticas e experiências e, sejam capazes de contribuir no aperfeiçoamento dos processos educativos e organizativos em suas localidades. Consiste, sobretudo, em apostar num fazer educativo contínuo, que tem como horizonte fortalecer um projeto coletivo de construção de uma nova sociedade.

Neste sentido jovens de Pernambuco, Bahia e Alagoas que articulados em rede, estarão  reunindos nos dias 09 e 10 de Abril na Pousada Pontal do Lago em Petrolândia/PE para avaliar as atividades da rede e planejar as ações para 2011.


Fonte: Secretaria de Mulher e Jovem do Polo Sindical





Nenhum comentário: