sexta-feira, 28 de março de 2014

Encontro de Avaliação Territorial do Programa P1+2 no Sertão de Itaparica

O Polo Sindical do Submédio São Francisco – PE/BA, Unidade Gestora do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, patrocinado pela Petrobras, realizou nos dias 20 e 21 de março de 2014 no Centro Diocesano de Floresta/PE o Encontro de Avaliação Territorial, contando com a participação dos agricultores e agricultoras das cidades de Inajá, Carnaubeira da Penha e Belém do São Francisco, municípios contemplados com as Tecnologias Sociais de produção de alimentos; além da participação de representantes das Comissões Municipais e das entidades parceiras, como FETAPE, CUT, STR’s.

O objetivo do encontro foi avaliar a implantação e execução do Programa pelo Polo Sindical na região, bem como o grau de satisfação dos agricultores familiares envolvidos no processo. O P1+2 garantiu a 279 famílias o acesso à 140 cisternas-calçadão, 90 cisternas de enxurrada, 46 barreiros trincheira e 03 barragens subterrâneas que visam promover a autonomia, a soberania alimentar e nutricional das famílias no Semiárido.

Durante o evento, mais de 60 participantes foram envolvidos nos debates e discussões, interagindo em torno de alguns temas pertinentes, como: Agricultura Familiar (Polo-Adimilson e CUT - Jefferson); Agricultura Orgânica como alternativa no Semiárido (José Dionínio – Técnico Agropecuário); Programa de Acesso ao Mercado para Agricultura Familiar – PAA e PNAE (Flávio Marques – STR de Serra Talhada); Economia Solidária na Agricultura Familiar (Manoel Barbosa – Ong Cecor) e Valorização da Comunicação na Agricultura Familiar (Josiel Araújo).

 De acordo com o senhor Elizeu Honório, agricultor beneficiário e membro da Comissão Municipal de Belém do São Francisco “as tecnologias sociais de produção foram as melhores coisas que já surgiram para ajudar o trabalhador/as no Semiárido”. Ele aproveitou para parabenizar a equipe responsável pelos trabalhos junto às comunidades. Já a agricultora Cícera do Assentamento Poço Verde em Inajá-PE disse que todas as etapas foram bem desenvolvidas e importantes, porém, para ela ficou marcado os encontros de GAPA, SSMA e os intercâmbios que possibilitaram a troca de conhecimento entre os agricultores familiares. Como ponto negativo, ela destacou o comodismo de alguns pedreiros locais e as dificuldades na entrega do material das cisternas pelos fornecedores.


Emocionado, Sandro Rogério, Coord. do Programa P1+2/Polo avaliou como “um sucesso total”, apesar de no início a equipe ter sentido dificuldades na mobilização das famílias em Inajá devido não conhecerem o projeto. Contudo, do meio pro fim os resultados começaram a surgir e graças ao envolvimento e comprometimento da Direção do Polo, da equipe e das famílias beneficiárias foi possível a conclusão das implementações de forma positiva com um mês de antecedência.

Aproveitando o momento, a Direção do Polo Sindical fez a entrega oficial do Boletim e do Banner de sistematização de experiência das famílias de Seu Durval e Ana Rosa e dona Edilene e José Carlos. As famílias emocionadas agradeceram a instituição por garantir o acesso a água para produção de alimentos no alto da Serra através da cisterna-calçadão de 52 mil litros d’água.

Na oportunidade, o Coordenador Geral do Polo Sindical, Adimilson Nunis falou da importância da participação dos agricultores e agricultoras em todas as etapas do Programa e agradeceu à todos os atores envolvido no processo. Reafirmou o compromisso da instituição no fortalecimento da luta dos trabalhadores/as do Sertão de Itaparica e do Semiárido pernambucano em busca de melhores condições de vida e em estabelecer um diálogo permanente com as famílias em torno da assistência técnica à produção de alimentos para consumo familiar e com foco comercial em bases orgânicas e sustentáveis.

Finalizando o evento, Sandro Rogério e os agricultores de Carnaubeira da Penha convidaram à todos para participarem da inauguração da CASA DE SEMENTES na Comunidade Panela D´água.

Oportunamente, o Secretário Executivo do Polo Sindical José Osivan que também é Poeta Popular recitou um dos seus bonitos versos que acabara de fazer:

POESIA

Nesse encontro que fizemos
Para avaliação.
Nosso povo participou
Dando sua colaboração.
Ouvimos a nossa gente
Desse querido sertão.

Programa P1+2
Desse pólo sindical.
Com o nosso agricultor
Num encontro bem legal.
Na cidade de Floresta
Que coisa fenomenal.

Parabéns a Petrobrás
Por esse programa exemplar.
Promovendo nosso povo
De uma forma salutar.
Trazendo tecnologias
Para o sertão melhorar.

Aprendemos muita coisa
Criando cidadania.
Como viver no semiárido
Com amor e alegria.
Vivendo com dignidade
Toda noite, todo dia.

A agricultura orgânica
Aprendemos em formação.
Para produzir alimentos
Com total dedicação.
Assim termos mais saúde
E vivermos no sertão.


Sobre o PAA e PNAE
Aprendemos em reunião.
Isso trás prosperidade
Para nossa região.
É só trabalhar com fé
Com amor e união.

quinta-feira, 27 de março de 2014

1ª OLIMPÍADA REGIONAL DE JUVENTUDE RURAL DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

Por Josiel Araújo
Comunicador

Integrar os/as jovens que aderiram à Campanha de Sindicalização e Quitação realizada no ano passado, além de incentivar a prática esportiva e promover o debate em torno do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) são os objetivos da 1ª Olimpíada da Juventude Rural do Submédio São Francisco que será realizada neste final de semana (29 e 30/03/2014) no Projeto Brígida, AG - 04 município de Orocó-PE pelo Coletivo de jovens do Polo Sindical, pela Diretoria de Política para Juventude da FETAPE e pelas Comissões Estadual e Municipais de Jovens Trabalhadores Rurais (Cejor) e terá como Tema: "Juventude e Sucessão Rural".

Os/as jovens rurais irão competir nas modalidades de futebol, futsal, salto à distância, corrida, dominó e sinuca. Durante as olimpíadas, acontecerão oficinas e debates em torno de temas relacionados à vida da juventude rural.

Para Lucinéia Justino da Secretaria de Jovens e Mulheres do Polo Sindical esse será mais um momento importante de integração da Juventude do Submédio São Francisco e uma oportunidade de reafirmação do compromisso e do desejo de permanência no campo com vida digna e saudável.

A MARCHA DAS MARGARIDAS ITACURUBENSES

Por Lucinéia Justino
Diretora do Polo Sindical


O Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Itacuruba-PE realizou na manhã de hoje um grandioso evento com Mulheres trabalhadoras rurais de seu município visando propor e negociar Políticas Públicas para as mulheres do campo, que garantam autonomia, geração de renda e igualdade de gênero. Parabéns aos dirigentes do STR que tomaram esta iniciativa e que traz grande subsídio no fortalecimento das causas sociais e demonstra o comprometimento do sindicato junto à sua base.