sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CARTA ABERTA AO GOVERNO BRASILEIRO E À SOCIEDADE SOBRE OS ACONTECIMENTOS ENVOLVENDO A CONAB E O PAA

Nos últimos dias, os meios de comunicação têm veiculado notícias sobre desvios de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em alguns estados e buscando associar Silvio Porto, Diretor de Política Agrícola e Informação (DIPAI) da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e responsável pela execução do programa, aos acontecimentos.

O Silvio Porto que conhecemos tem uma história limpa e comprometida com as organizações sociais e com os mais pobres. Justamente por isso e na linha traçada pelas políticas de Governo e proposições do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), tenha feito o PAA se tornar um Programa que tem importância reconhecida por todos e todas, indistintamente, porque o fez chegar a milhares de agricultores e agricultoras familiares e a centenas de milhares de pessoas em situação de insegurança alimentar nos rincões desse Brasil, utilizando um processo de gestão íntegro, participativo e democrático. Por todas as regiões e biomas do país, a exemplo do Semiárido, o PAA oportunizou e viabiliza efetivamente a agricultura familiar brasileira, através da compra e venda da produção dos
camponeses e camponesas, criando-se assim melhores condições de vida para as pessoas que vivem no campo e para aquelas que passam a ter acesso a alimentos com regularidade e qualidade.

O PAA é responsável pela dinamização de centenas de organizações de agricultores e agricultoras, de movimentação endógena de recursos, de elevação de renda e de oportunidades para milhares de pessoas, da eliminação de atravessadores que sempre ameaçaram a agricultura familiar e a CONAB é órgão estratégico de ação governamental na perspectiva da garantia do abastecimento e da segurança alimentar da população brasileira.

Diferente da visão que está sendo apresentada do PAA, como uma oportunidade para desvios de recursos públicos, o que conhecemos concretamente é um Programa que tem contribuído efetivamente para gerar mais inclusão social e produtiva, partilhar os bens e as riquezas, e assim diminuir as desigualdades sociais
do Brasil.

Na gestão diuturna e incansável desta política, Silvio Porto tem desempenhado
importante e fundamental papel, com firmeza, ética e honradez.

Se há problemas no PAA, como existirão em todas as ações levadas a efeito pelos seres humanos, avaliamos que se deva efetivamente apurá-los, comprovar fatos, identificar os efetivos culpados e puni-los, e não promover o linchamento público de pessoas que têm contribuído e se dedicado com honestidade e honradez à melhoria da qualidade de vida da população mais pobre desse país.

Diante da exposição acima, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) manifesta seu reconhecimento e solidariedade a Silvio Porto, por sua trajetória e compromisso com as causas sociais. Silvio Porto é agrônomo, tem uma respeitável trajetória como servidor público e merece o respeito e o reconhecimento da sociedade brasileira.

Conhecendo e acompanhando sua trajetória, afirmamos ser ele um homem público radicalmente diferente do perfil que está sendo desenhado pelos meios de comunicação social.

Finalizamos esta carta manifestando o nosso interesse na apuração dos fatos e na punição dos culpados. Defendemos, veementemente, a continuidade e ampliação do PAA, como Programa e Política de Governo, de dimensão estruturante, na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional e da viabilização da Agricultura Familiar no Brasil.

Recife/PE, 27 de setembro de 2013


Coordenação Executiva da ASA
Diretoria da Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC)

Reunião da Coordenação Estadual da ASA-PE

O Polo Sindical através de Elizardo Falcão (Dir. Convivência com Semiárido), Sandro Rogério (Coord. P1+2) e José Dionizio (Coord. P1MC), participam nesta sexta feira (27/09) no Hotel Vila Rica em Caruaru da reunião mensal da Coordenação Estadual da Articulação Semiárido Pernambucano.

Com a participação dos/as coordenadores/as das organizações que atuam no estado e executam os Programas de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, a reunião tem o objetivo monitorar, avaliar e planejar as ações das entidades nos Programas Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), mas também discuti temas importantíssimos como:

- Encontros Estadual e Nacional de Agricultores Experimentadores;
- Atuação da ASAPE nos Conselhos;
- Balanço avaliativo do Encontro Estadual da ASAPE; 
- Informes da Coordenação Executiva da ASA Brasil;

Sandro Rogério
Coordenador P1+2

Polo Sindical promove mais uma capacitação de pedreiros em Inajá, PE

Entre os dias 16 e 25 de setembro do corrente ano foi realizado mais uma capacitação de 10 pedreiros dos municípios de Belém do São Francisco e Inajá, PE, em Cisterna- Enxurrada. Na abertura da capacitação esteve presente o Coordenador do Programa (P1+2), Sandro Rogério que acolheu os participantes e agradeceu pela disposição de cada um em aprender a construir as cisternas de produção (tecnologias sociais) que irão contribuir para a soberania e segurança alimentar e nutricional das famílias da região. Sandro falou do Programa Uma Terra e Duas Águas, seus idealizadores (ASA/AP1MC), os executores (equipe/Polo Sindical – PE/BA) e do seu financiador, a Petrobras, através do Termo de Patrocínio (TP-2013). Na oportunidade, esteve presente também o Comunicador Popular, Josiel Araújo para registrar o momento; além dos Agentes Sociais do programa Gildo Novaes e Hildeberto (Lídio) que garantiram durante toda a formação dos pedreiros o apoio logístico necessário.




A cisterna-enxurrada é uma das tecnologias sociais que serve para armazenar a água da chuva e tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias agricultoras do Semiárido brasileiro. O terreno é utilizado como área de captação. Para a filtragem da água são utilizados dois tanques de decantação. Essa água escoa através de canos para a cisterna que têm capacidade para guardar até 52 mil litros de água. A retirada da água é feita por meio de uma bomba de repuxo manual.

Para o pedreiro Manuel da comunidade Alto dos Santos, Inajá, PE, essa é uma grande oportunidade para aprender coisas novas. “Hoje eu trabalho de pedreiro, mas, cisterna mesmo eu não fiz ainda não, mas quero aprender. Já acompanhei como servente a construção de um bocado delas”, diz. Já para o instrutor da capacitação, o experiente pedreiro José Gomes, conhecido como Nego de Galego, nessas capacitações há uma troca de experiências positiva, aonde se ensina e também se aprende muito das construções, bastando o participante está disposto e envolvido no processo.



O Polo Sindical-PE/BA, Unidade Gestora Territorial (UGT), executará 74 implementações no município de Inajá, sendo 44 cisternas calçadão e 30 de enxurrada. Uma das famílias que garantirá os benefícios da cisterna-enxurrada é a família do senhor Jacinto Antônio da Silva, 44 anos, do Povoado Jurema em Inajá. Para ele é um prazer ter uma cisterna dessas em casa, porque na hora da precisão a família tem um reservatório com água e não será preciso andar mais de 3 km para buscar água, como faziam antes.

No final da capacitação foi feito os agradecimentos pelos representantes do Polo Sindical e pela família do senhor Jacinto e dona Simone que ficaram com a cisterna-enxurrada prontinha. Também foi entregue aos pedreiros participantes os certificados de conclusão do curso e um kit de construção.


Por: Josiel Araújo

Comunicador Popular/ASA/Polo

domingo, 22 de setembro de 2013

Encontro garante à juventude e aos produtores rurais reflexão em torno da convivência com o Semiárido


“Eu adorei a reunião, não esperei ser tão boa como foi. Nós fomos bem recebidos, bem tratados, foi ótimo, excelente, se fosse melhor do que isso estragava”. Essas foram as palavras da Senhora Antonia do Povoado Boa Esperança, Inajá/PE ao avaliar o Encontro Microrregional promovido pelo Polo Sindical – PE/BA nos dias 19 e 20 deste mês em Petrolândia - PE. Com o tema: Juventude Rural: Discutindo a Convivência na Região Semiárida, o encontro reunião homens, mulheres e jovens agricultores/as familiares dos municípios de Inajá e Manari/PE que durante dois dias discutiram importantes temas relacionados ao Semiárido brasileiro.

No primeiro dia, após a dinâmica de apresentação dos participantes, a convidada Francisca Gonçalves, reassentada de Itaparica, do Projeto Barreiras, Petrolândia-PE fez uma breve explanação da sua experiência com a agricultura orgânica; pioneira na região, após ter participado de um Curso em Agroecologia no Serta em Ibimirim-PE promovido pelo Polo Sindical. Josiel Araújo, Comunicador Popular (ASA/P1+2) relatou sua experiência em sistematizar no boletim "O Candeeiro" a história da agricultora. "Essa mulher é uma guerreira, um exemplo de vida. Contar sua história foi apaixonante", conta. Dona Francisca falou ainda dos sucessos, mas também destacou as dificuldades em manter seu projeto vivo. Houve uma boa participação nos debates em torno desta temática, além de incentivos para que dona Francisca continue firme no propósito de produzir organicamente.



As ações da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) foram destacadas na apresentação de José Dionízio, Coordenador do P1MC/Polo que apresentou dados dos projetos e implementações do programa P1MC executado pelo Polo Sindical na região. Para contribuir com o debate, Elizado Falcão da Secretaria de convivência com o Semiárido apresentou as “Novas Narrativas do Semiárido” à partir das ações da ASA e as organizações parceiras na execução das tecnologias sociais. Após discussões a respeito dos assuntos abordados e, depois de uma dança de roda (cultura indígena), a diretora Lucinéia Justino da Secretaria de jovens e mulheres e Elizado Falcão apresentaram o Campo de atuação Polo Sindcial e destacaram as ações promovidas na região do submédio São Francisco, pautadas sempre na defesa dos trabalhadores/as, dos jovens e das mulheres do campo.


O coordenador do P1+2, Sandro Rogério trouxe importante contribuição sobre os conceitos e princípios da Agroecologia, não como alternativa, mas sim, como garantia da manutenção das boas práticas de produção que respeita as pessoas e o meio ambiente como os nossos pais e avós sempre fizeram. Sebastião, agente Social do P1MC, ilustrou o debate falando que seu avô faleceu com 101 anos, porque sabia plantar e comer.

No segundo dia, (20), houve a participação do Coordenador Geral do Polo Sindical-PE/BA, Adimilson Nunis, que iniciou os trabalhos agradecendo a presença de todos. Falou que não é novidade pra ninguém o trabalho que a entidade desenvolve na região e disse que desde a fundação da ASA o Polo constroi cisternas. “Porque nós entendemos que é fundamental para o agricultor que está lá na sua roça, ter no mínimo uma política que garanta a água pra beber”, enfatizou. Reforçou que para os trabalhadores garantirem seus direitos é preciso está organizado em seu sindicato e este por sua vez fazer parte da rede sindical, ligado ao Polo, a Contag e no estado a Fetape para que a união faça a força que os trabalhadores precisam para vencer os obstáculos. Adimilson convocou a juventude rural à pautar suas reivindicações junto aos seus sindicatos em busca de melhores condições de vida no campo. 


A jovem diretora Lucinéia Justino destacou a Campanha de sindicalização e quitação da Juventude rural que teve início em 1º de maio e termina em dezembro de 2013. Ela propôs aos jovens se filiarem aos seus sindicatos, formar Grupo de Estudos Sindical e cobrar as mudanças de forma organizada, para garantirem as políticas públicas pra juventude, por exemplo, o acesso ao financiamento ao Pronaf Jovem e outros projetos do governo. Para a diretora é preciso quebrar a lógica de que o sindicato só existe para os mais velhos. “Os jovens sabem que o sindicato existe, mas na cabeça deles o sindicato existe só pra aposentar”, disse. 

De acordo com o Secretário Geral Osivan, os jovens organizados serão muito mais fortes e farão as políticas públicas saírem do papel, “[...] porque muitas vezes os recursos ficam no banco e se ninguém for lá pressionar, não saem!”, disse. 


Parafraseando o pedagogo, Paulo Freire, que disse que "ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo", a jovem Débora Luisa, indígena, auxiliar administrativo do P1MC/Polo e estudante de Licenciatura em Educação no Campo, Procampo, em Belém do São Francisco, falou sobre a Educação Contextualizada como fruto da conquista da sociedade organizada, dos trabalhadores/as, comunidades tradicionais, sindicatos, etc..."Esse programa é uma conquista nossa. Se a gente não tinha hoje nós temos", disse. Na educação do Campo o centro é o aluno e sua realidade. Ela deve ser diferenciada. Esse tema empolgou e provocou um grande e bom debate.



A equipe do P1MC prestou contas dos trabalhos executados nos municípios de Manari e Inajá. Falou do cumprimento das metas e do apoio que as comunidades deram para a realização dos trabalhos. “Para mim foi um grande desafio trabalhar em uma área desconhecida, de difícil acesso em algumas áreas, mas gostei muito do apoio do sindicato, da comissão municipal e das famílias”, enfatizou Sebastião, agente social do programa. De acordo com o agente Lourinaldo as famílias que receberam as cisternas são bem humildes, mas têm prazer em ajudar e oferece o que tem de melhor. “A elas queremos agradecer pelo carinho e apoio”, expressou.



Finalizando, os participantes avaliaram o encontro como positivo, produtivo e conscientizador. Foram feitos os agradecimentos e o diretor Elizado Falcão deu por encerrado os trabalhos convidando à todos para rezarem uma oração (Pai-Nosso).

Outros registos:


Por: Josiel Araújo
Comunicador Popular

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Encontro Microrregional em Petrolândia, Pernambuco

Informe (2)

Juventude Rural - Discutindo a Convivência na Região Semiárida, este será o tema do Encontro Microrregional que será realizado nesta quinta-feira (19). Este encontro reunirá famílias agricultoras de Manari e Inajá que integram o Programa 1 Milhão de Cisternas Rurais da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e Polo Sindical - PE/BA. O encerramento será na sexta-feira (20). 

Na oportunidade, será entregue oficialmente o Boletim "Candeeiro" e o Banner de Experiência da família de Dona Francisca Gonçalves, produtora orgânica da Agrovila 7, bloco II do Projeto Barreiras, Petrolândia-PE.

Programação:

1- Acolhimento/Boas Vindas
2- Dinâmica de Apresentação dos participantes
3- Apresentação do Polo Sindical ( Lucinéia Justino  e Elizaldo Falcão)
4- Breve Histórico da ASA e P1MC ( José Dionísio)
5- Juventude Rural e Educação Contextualizada ( Lucinéia Justino e Débora Luisa)
6- Conceitos de Convivência com o Semiárido e suas Tecnologias. (Elizaldo falcão)
7- Agroecologia – Conceitos e Princípios (Adimilson Nunis e Sandro Rogério)
8 - Debate sobre os temas apresentados
9- Relato da experiência de  vida de Dona Francisca - Entrega do banner e boletim “ O Candeeiro” (Josiel  Araújo - Comunicador Popular e Sandro Rogério - Coordenador do P1+2)
10-  Prestação de contas P1MC (Agentes Sociais , Auxiliar Administrativo, Gerente Financeiro e Coordenador do Programa)
11- Avaliação e Encerramento.

Por: Débora Luisa
Aux. Administrativo - P1MC

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Semiárido é tema de exposição fotográfica no Recife

No próximo dia 17, Recife recebe a exposição fotográfica Um olhar de bem-querer sobre o Semiárido. Fruto de um trabalho coletivo da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), a iniciativa retrata a convivência com a região semiárida nos nove estados do Nordeste e no Norte de Minas Gerais. 

A exposição acontece no momento em que o Semiárido passa pela maior seca dos últimos 50 anos. No entanto, a iniciativa propõe um novo olhar sobre as diversas riquezas da região. Juventude e cultura, sementes, produção agroecológica, acesso à água e comercialização são alguns dos recortes do Semiárido retratados na exposição.

Na abertura, que será realizada no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, a partir das 20h, estarão presentes os autores das fotografias e também o fotógrafo humanista João Roberto Ripper (RJ). Durante o mês de agosto, Ripper facilitou oficinas de fotografia para integrantes da rede ASA, ressaltando a importância do bem-querer na fotografia, o que contribuiu para o resultado da exposição. O evento é aberto ao público.

Serviço:
O quê? Exposição Um Olhar de bem-querer sobre o Semiárido
Onde? Hotel Jangadeiro, Av. Boa Viagem, 3114, Boa Viagem, Recife - PE
Quando? 17/09 (terça-feira), às 20h.
Entrada franca.

Josiel Araújo
Comunicador/ASA/Polo Sindical
Fonte: ASABrasil

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Barragem subterrânea



Construídas em áreas de baixios, córregos e riachos que se formam no inverno, para garantir água no período mais seco do ano, as Barragens Subterrâneas são tecnologias que armazenam água no subsolo protegidas da ação do sol e do vento.

A utilização da água é feita através de poços que fica localizado aproximadamente cinco metros de distância do barramento. Do poço retira-se a água armazenada na barragem que pode ser utilizada para pequenas irrigações, possibilitando que as famílias produzam durante o ano inteiro. Essas tecnologia vem como possibilidade de convivência com o semiárido na proporção de garantir segurança hídrica e alimentar.

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) financiado pela Petrobras e sob  a gestão do Polo Sindical, irá implantar essa tecnologia em três municípios da região do Submédio São Francisco (Inajá, Carnaubeira da Penha e Belém de São Francisco), beneficiando uma (01) família em cada município.


Sandro Rogério
Coordenador Técnico P1+2


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Encontro Microrregional em Petrolândia, Pernambuco

Informe: (1) - Retificado

O Polo Sindical - PE/BA, através da equipe do Programa Um Milhão de Cisternas - P1MC/ASA, que é coordenada pelo técnico José Dionízio, estará realizando nos dias 19 e 20 do corrente mês em Petrolândia/PE um encontro Microrregional que contará com a participação de 20 agricultores/agricultoras familiares dos municípios de Inajá e Manari. Deste encontro participarão também a Coordenação do Polo Sindical e integrantes da Equipe do P1+2. A cobertura completa do evento ficará por conta do Comunicador Popular Josiel Araújo.

A programação, o local do encontro e o tema abordado serão serão apresentados no próximo informe (2).

Acompanhe!

Por: Equipe do P1MC

sábado, 7 de setembro de 2013

Famílias agricultoras de Inajá participam de Capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água - SSMA


O Polo Sindical-PE/BA com o apoio do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) promoveu nos dias 26, 27 e 28 de agosto em Poço da Cruz, Ibimirim/PE, uma capacitação sobre Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA) com 17 agricultores/as de Inajá-PE.   No ato de abertura da capacitação estiveram presentes o Diretor de Finanças do Polo Sindical Jorge Melo da Silva e o Coordenador Técnico Sandro Rogério, os quais deram as boas vindas aos agricultores/as e agradeceram pelas presenças dos mesmos. Os participantes foram acompanhados(as) por dois técnicos do Serta, um agrônomo e pelo Agente Social Hildeberto da Silva (Lídio) do Polo Sindical, Unidade Gestora Territorial (UGT) do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

O primeiro dia foi coordenado pelo técnico Sebastião, que apresentou as tecnologias desenvolvidas e as experiências do Serta, criando um momento propício para os agricultores interagirem e aprenderem os processos de reciclarem, ciclo de culturas, manejos com produções orgânicas, dentre outros.
A capacitação constituiu-se de teoria e prática, favorecendo discussões, troca de saberes e construção coletiva sobre as temáticas e o conhecimento prático. Por isso, no segundo dia, com o acompanhamento do técnico Roberto, os participantes construíram em mutirão uma das tecnologias do programa P1+2), ganhando mais experiência e conhecimentos técnicos.

De acordo com o Agente Social Hidelberto (Lídio), foi um momento muito proveitoso e enriquecedor para os trabalhadores e trabalhadoras, pois, fez com que eles despertassem e adquirissem novas habilidades que poderão aplicar nas suas produções. “Há uma grande expectativa de todos os participantes colocarem em prática o que aprenderam neste curso”, diz.

Confira as fotos abaixo!

                                                   Fotos: Hildeberto-Agente Social/P1+2


    
Por: Josiel Araújo
Comunicador Popular/ASA