quinta-feira, 25 de julho de 2013

Parabéns agricultores e agricultoras!

A agricultura familiar é a grande responsável pela produção da maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros todos os dias. São inúmeros produtos presentes no nosso cotidiano e muitas vezes nem percebemos isso.

Hoje (25) é comemorado o dia do agricultor(a) familiar e o Polo Sindical dos (as) Trabalhadores(as) Rurais do Submédio São Francisco - PE/BA tem a satisfação de PARABENIZAR todos esses honrados trabalhadores e trabalhadoras do campo que em uma relação equilibrada com o meio ambiente produzem, constroem e transformam dificuldades em possibilidades, protagonizando assim, novas histórias para um novo Semiárido. 

Viva os agricultores e agricultoras!

Recomendamos a leitura da matéria: Dia do(a) Agricultor(a) Familiar: Uma celebração à convivência com o Semiárido em: www.asapernambuco.blogspot.com


Elizado Falcão dos Santos
Secretaria de Convivência com o Semiárido
Polo Sindical - PE/BA


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Equipe do P1MC do Polo Sindical conclui Cursos de GRH e de Pedreiros.

Por: Josiel Araújo*

A Nova Equipe do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) do Polo Sindical do Submédio São Francisco PE/BA, composta por: José Dionisio (Coordenador), Dorisval Oliveira (Gerente Financeiro), Débora Luisa (Auxiliar Administrativo), Lourinaldo da Silva e Sebastião Alves (Agentes Sociais), concluiu nos dias 18 e 19/06/2013 os Cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), atividades iniciadas pela equipe anterior.

Realizou também de 02 à 06/07/2013 uma Capacitação de 10 Pedreiros da região para construção de cisternas no município de Inajá - PE. O Curso teve como objetivo desenvolver as habilidades dos pedreiros para a construção de cisternas de placas com capacidade de 16.000 litros de água. Estes 10 pedreiros já estão trabalhando nas comunidades do município citado.  
*Comunicador Popular
  Polo Sindical/P1+2

1ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. Participe!

Por Elizardo Falção dos Santos*

                              

*Secretário de Convivência com semiárido.
  Polo Sindical - PE/BA

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Conferência Temática Sobre o Semiárido Brasileiro



O  Polo Sindical, representado pelo coordenador técnico Sandro Rogério, estará presente na Conferência Temática Sobre o Semiárido Brasileiro, que acontecerá entre os dias 25 e 26 de Julho de 2013 no Hotel Escola Doroteias em Fortaleza.

Políticas Públicas de Convivência com o Semiárido Brasileiro para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário será a pauta da conferência que pretende buscar elementos e criar estratégias tiradas das experiências de convivência com o SAB.

Mesas temáticas serão formadas que provocará a plenária a refletir sobre a sustentabilidade das famílias no semiárido, confira abaixo as mesas:

Painel I: Políticas Públicas de Convivência com o Semiárido Brasileiro para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
NaidisonQuintella - Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA
Roberto Marinho – MTE/SENAES
Coordenação: Cristina Nascimento/CETRA/ASA
  Moderação: Ildes Ferreira/UEFS

Painel II:Elementos estratégicos e lições tiradas de experiências para construção e gestão de políticas públicas para convivência com o Semiárido Brasileiro
a)      ATER com abordagem da convivência com Semiárido – Giovanne Sátiro/Rede de ATER NE
b)      Educação contextualizada e gestão do conhecimento para convivência com o Semiárido – Ana Célia Menezes/RESAB e Léa Vaz/IICA/FIDA/AECID
c)      Tecnologias de Convivência com o Semiárido – Antônio Barbosa - ASA
d)     Lei Estadual de Convivência com o Semiárido do Estado de Pernambuco – Aldo Santos/Governo de PE
e)      Mulheres e Sucessão Rural no Semiárido –Conceição Dantas – Centro Feminista 8 de Março/RN

Grupos Temáticos Paralelos: Construção das proposições para Plenária Final
Contribuições para a construção de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido Brasileiro
a)     Reforma agrária e democratização do acesso à terra no Semiárido – Natoniel de Melo/EMBRAPA/CPATSA e Sérgio Paganini/Consultor
b)     Democratização do acesso à água no Semiárido para Segurança Alimentar e Nutricional e Geração de Renda – Antônio Barbosa/ASA e Ingrid Lima DATER/SAF/MDA
c)      Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural, e promoção da qualidade de vida no Semiárido –Ubiramar Bispo/RNCT, Marcos Figueiredo/SDT/MDA
  Desenvolvimento socioeconômico e ambiental e combate á desertificação no Semiárido – José Paulo      Crisóstomo/UNICAFES ,LucianoMarçal da Silveira/ASPTA e Francisco Campelo/MMA.

Sandro Rogério
Coordenador P1+2


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Polo Sindical realiza capacitação em Gestão de Água para a Produção de Alimentos (Gapa)

Por Josiel Araújo*


As famílias do município de Inajá e Belém de São Francisco, Pernambuco, Cadastradas no Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) participarão do Curso em Gestão de Água para a Produção de Alimentos (Gapa) com as facilitadoras do Polo Sindical Maria da Conceição/Lia e  Márcia Maniçoba, e, estarão se capacitando em Produção Agrícola Familiar, Consumo de alimentos saudáveis, Cuidados com a água e a cisterna, questões de gênero, canteiro econômicos, queimadas e manejo do solo.

AGENDA:

Data: 08, 09 e 10
Comunidade Poço Verde – Inajá (Facilitadora Maria da Conceição-Lia)

Data: 08, 09 e 10
Comunidade Forquilha – Inajá ( Facilitadora Márcia Maniçoba)

Data: 15, 16 e 17 
Belém do São Francisco - (Facilitadora Maria da Conceição-Lia)

Data: 15, 16 e 17
Belém do São Francisco - ( Facilitadora Márcia Maniçoba)

GAPA: Data: 24, 25 e 26
Inajá - (Facilitadora Maria da Conceição-Lia)

GAPA: Data: 24, 25 e 26
Inajá - ( Facilitadora Márcia Maniçoba)

Capacitação de Pedreiro na Comunidade Poço Verde em Inajá/PE
23/07 à 02/08/2013

Data: 29/07/13 – Avaliação/Planejamento

Nossas Facilitadoras:

*Comunicador Popular
  Polo Sindical/P1+2

sábado, 6 de julho de 2013

Polo Sindical realiza reunião de mobilização em Belém de São Francisco/PE

Por Josiel Araújo*
Fotos: Agentes Sociais 

O Polo Sindical dos(as) Trabalhadores(as) Rurais do Submédio São Francisco, realizou neste sábado (06) em Belém de São Francisco/PE  reunião de mobilização com 40 famílias do município que serão beneficiadas com o Programa Uma Terra e Duas Àguas (P1+2)  da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) com  o patrocínio da Petrobras. Para esta mobilização, o Polo contou com o apoio fundamental da Comissão Municipal de Belém, formada por representantes das organizações da sociedade na articulação dessas famílias.
Na reunião, o Coordenador do P1+2, Sandro Rogério e os Agentes Sociais Jailson Cruz, Hidelberto (Lídio) e Josevânio Sabino apresentaram de forma clara e objetiva as quatro tecnologias que serão implementadas nas comunidades de Belém para garantir às famílias água para a produção de alimentos e qual a forma de participação das famílias no projeto.


Serão construídas:  44 Cisternas calçadão, 30 Cisternas enxurrada com capacidade de armazenamento de 52 mil litros cada, 15 Barreiro trincheira e 01 barragem subterrânea. "Com essas implementações, estaremos criando novas oportunidades para que tenhamos um semiárido rico em vida", destaca coordenador Sandro.

 *Comunicador Popular                                                                                    
  Polo Sindical/P1+2