segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Estiagem em Pernambuco provoca queda de 40% na produção de leite


Mais de 200 mil animais já morreram nos municípios afetados pela seca. Preço de derivados do leite já sofre aumento nos supermercados do Estado.


Mais de 120 mil bovinos e cerca de 90 mil caprinos e ovinos foram abatidos em Pernambuco, até o mês passado, por causa da pior seca dos últimos 30 anos no Estado. A situação da Bacia Leiteira já é alarmante: a produção apresenta uma queda superior a 40%. Pernambuco, que produzia uma média de dois milhões de litros por dia, agora produz, menos de 1 milhão de litro, de acordo com o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindileite).

No Sertão e no Agreste pernambucano, o que era pasto secou. Sem a palma, fonte de alimento do gado, a paisagem do interior do Estado se modificou: o solo, que antes dava alimento ao gado, serve agora como cemitério de carcaças. Essa situação diminui a produção de leite e, consequentemente, aumenta o preço dos queijos e derivados.

De acordo com Albérico Bezerra, presidente do Sindileite, o consumidor pernambucano já está sentindo os efeitos na hora das compras no supermercado. “À medida que nós reduzimos enormemente a produção, os derivados que nós produzimos serão reduzidos. Com a oferta reduzida, a tendência é que sejamos supridos de produtos vindos do Centro-Oeste e do Sul e, assim, teremos preços mais caros para os alimentos finais”, comentou.

O aumento do preço não se deve apenas pela redução da produção, mas também pelo aumento dos custos que os pecuaristas têm na hora de alimentar o gado. Sem o feno ou a palma, os produtores ou investem alto para conseguir água ou estão sendo socorridos pela ajuda governamental, como caminhões que levam a cana da Zona da Mata para o Sertão.

AjudaUma campanha coordenada pela associação de companheiras e companheiros de juízes e juízas está arrecadando donativos para os sertanejos. Quem puder ajudar, principalmente com água, pode ligar para o telefone 3036-3231.De acordo com a Casa Militar, em Pernambuco 125 municípios decretaram estado de emergência, sendo 117 foram reconhecidos pelo governdo Federal.